SETEMBRO AMARELO - PREFEITURA REFORÇA A CONSCIENTIZAÇÃO E PREVENÇÃO AO SUICÍDIO



Com o objetivo de intensificar os debates em torno da conscientização e prevenção ao suicídio, o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), da Secretaria Municipal de Saúde e Medicina Preventiva promove nesta sexta-feira (16/09), uma "roda de conversa” com profissionais que compõem a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) do nosso município.

A ação com os profissionais da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) e dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) do Município visa reforçar a importância do diálogo e do debate da questão, além aprimorar e intensificar a promoção do acolhimento a quem está em sofrimento psíquico.

Se informar para ajudar o próximo é a melhor saída para lutar contra esse problema tão grave. Mostrar que está disponível para ajudar, entrar em contato com uma unidade de saúde ou procurar um profissional de saúde que vai saber como manejar a situação, são formas de ajudar a pessoa.

Todos nós devemos atuar ativamente na conscientização da importância da vida tem e ajudar na prevenção do suicídio. É importante falar sobre o assunto para que as pessoas que estejam passando por momentos difíceis e de crise busquem ajuda e entendam que a vida sempre vai ser a melhor escolha.

Em unidades de saúde – profissionais atendem casos leves ou moderados, respeitando as especificidades de cada usuário – a promoção à saúde e prevenção ao suicídio, são articuladas com os demais dispositivos da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS).

O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) – atendem pessoas com transtornos mentais graves e persistentes e que contam com uma diversidade de profissionais para recuperação da saúde e autonomia do indivíduo – também se organizaram para marcar a mobilização do mês de conscientização sobre os transtornos mentais e a prevenção do suicídio.