ÍNDICES TIETÊ - 2022/2023



ÍNDICES – TIETÊ – 2022/2023

 

No levantamento de dados de nossa querida Tietê, pudemos notar expressiva ampliação de números pesquisados por órgãos oficiais, que enumeram os serviços prestados no país.

Em estudo realizado pela Austin Rating, em parceria com a Editora Três. A revista ISTOÉ (revista de circulação nacional) publicou o resultado com a lista das 50 cidades que tiveram as melhores colocações entre os 5.565 municípios brasileiros analisados.

Para atingir tal objetivo, “a Austin Rating desenvolveu o Índice de Inclusão Social e Digital (IISD), que analisa 281 indicadores relacionados às áreas social, econômica, fiscal e digital que permite hierarquizar as cidades com foco na igualdade das oportunidades entre seus habitantes”, diz a publicação da revista.

 O estudo publicado projeta a cidade de Tietê na 35ª posição Brasileira, entre os municípios de pequeno porte. Afunilando o estudo para o Estado de São Paulo, Tietê ocupa a posição, e na Região Metropolitana de Sorocaba a cidade para melhor se viver e morar.

 A parceria entre a Editora 3, e a Austin Rating, foi publicada no ano de 2022, e pode ser conferida através do link abaixo.

https://istoe.com.br/as-50-melhores-cidades-por-porte/

Além desse estudo que projeta Tietê em uma boa posição a nível nacional, temos diversos outros índices que demonstram o quanto nossa cidade avançou nos últimos anos, beneficiando a população com belos números apresentados abaixo.

Falando em EDUCAÇÃO, Tietê possui um alto nível quando o assunto se refere a taxa de escolarização, entre crianças de 06 a 14 anos, ultrapassando 97% dos alunos matriculados.

Nos anos iniciais da escolarização, ensino fundamental | e ||, que é de competência do município, o IDEB (índice da Educação Básica), atribuiu a nota 6,4 para a rede de ensino, ocupando assim a 150º posição entre os municípios Paulistas, segundo o último senso do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

https://cidades.ibge.gov.br/brasil/sp/tiete/panorama

Na área da SAÚDE, nosso município está com a nota 78,69 de 100, segundo o Índice de Desenvolvimento Sustentáveis das Cidades. Esse dado refere-se ao número de redução de casos de mortalidade infantil, na luta contra doenças, no número de unidades básicas de saúde e até mesmo no número de equipamentos disponíveis para a população mais vulnerável. Esse dado também corrobora com o alto desempenho de Tietê no Índice de Desenvolvimento.

https://idsc.cidadessustentaveis.org.br/profiles/3554508/

Quando falamos em Trabalho Decente e Crescimento Econômico, Tietê ocupa alta posição, isso graças a baixa desigualdade entre a sociedade, a qualificação dos munícipes e o PIB per capita, que é considerado alto, para o porte da cidade.

 O município possui um PIB per capita de R$50.258,52, por indivíduo. Ocupando a posição de número 144 entre os 645 municípios do Estado de São Paulo. A renda per capita ou rendimento per capita é um indicador que ajuda a medir o grau de desenvolvimento econômico de um país ou região. A renda per capita é obtida mediante a divisão da Renda Nacional pelo número de habitantes do país. Por vezes o Produto Interno Bruto é usado.

 Neste assunto Tietê possui a nota de 76,06 de 100, segundo os indicadores do Índice de Desenvolvimento Sustentáveis do Brasil e do último senso do IBGE.

https://idsc.cidadessustentaveis.org.br/profiles/3554508/

https://cidades.ibge.gov.br/brasil/sp/tiete/panorama

Ainda falando em PIB, Tietê ocupa lugar de destaque perante a Região Metropolitana de Sorocaba. Para ser mais preciso o município ocupa a posição, com 9,7.

https://pib.seade.gov.br/municipal-ranking/

Ainda falando no âmbito de crescimento, vale ressaltar um alto índice que Tietê ocupa na lista de desenvolvimento sustentável, que é a REDUÇÃO DE DESIGUALDADES, onde ficamos com a nota 67,9 de 100, segundo o estudo do IDSC. Esse item fala sobre a desigualdade e a distribuição de riquezas, além, da capacitação e desenvolvimento sustentável. https://idsc.cidadessustentaveis.org.br/profiles/3554508/

Vale lembrar que todo o estudo do Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades, foi aferido em cima das 17 ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) criadas pela ONU (Organização das Nações Unidas), e todos os esforços criados para avançarmos perante as ODS, foram em menos de 4 anos. Graças a todos os esforços concentrados Tietê ocupa um lugar de destaque nos índices, ficando com a posição de número 272, entre os 5570 municípios Brasileiros analisados pelo Instituto de Desenvolvimento Sustentável das Cidades. https://idsc.cidadessustentaveis.org.br/profiles/3554508/performance/

Para finalizarmos essas grandes conquistas Tieteenses, vamos falar de LONGEVIDADE que é a soma da qualidade de vida, hábitos saudáveis, redução do estresse entre outras vantagens somado ao sossego e tranquilidade do local. 

O Instituto de Longevidade (IDL) publicou no ano passado (2023) o estudo referente aos municípios Brasileiros, comparando-os e atribuindo posições no ranking. Tietê, com todas essas vantagens acima não poderia ficar de fora, e segundo o relatório Tietê ocupa a posição de número 22 no Estado de São Paulo e a posição de número 80, comparado a todo o território nacional. https://institutodelongevidade.org/longevidade-e-cidades/idl/brasil

Com certeza Tietê caminha progressista, avançando no desenvolvimento e buscando melhorar cada vez mais as políticas públicas em prol da sociedade.