COMUNICADO – AUXÍLIO EMERGENCIAL (GOVERNO FEDERAL)



A partir desta terça-feira, o Governo Federal, através da Caixa Econômica Federal, disponibiliza o aplicativo CAIXA|Auxílio Emergencial, e um site institucional, que permitirá o cadastramento para receberem o programa Auxílio Emergencial.

O auxílio, no valor de R$ 600,00 (R$ 1.200,00 para mães solteiras) será pago por 03 meses como compensação da perda de renda decorrente da pandemia do COVID-19 (Novo Coronavírus).

Podem realizar o cadastro os trabalhadores autônomos não inscritos no Sistema do Cadastro Único e que não pagam nenhuma contribuição para o INSS. Quem realiza contribuição para o INSS como autônomo ou como Microempreendedor Individual (MEI) já tiveram o nome processado pela Caixa Econômica Federal e está automaticamente apto a receber o auxílio emergencial. O usuário que tiver dúvidas se está cadastrado no CadÚnico, basta colocar o número do CPF no aplicativo que poderá consultar a situação.

Na questão dos trabalhadores autônomos ainda não cadastrados, o pagamento será feito até 48 horas depois da conclusão do cadastro.

Já o terceiro grupo, os beneficiários do Programa Bolsa Família, não precisarão baixar o aplicativo, pois já estão na base do CadÚnico, e poderão, entre os dias 16 e 30 de abril, escolher se receberão o benefício do Bolsa Família ou o Auxílio Emergencial, optando pelo valor mais vantajoso.

Para solicitação e maiores informações podem ser obtidas através do site https://auxilio.caixa.gov.br/#/inicio, ou pelo aplicativo CAIXA|Auxílio Emergencial pelo celular.