INSTITUTO AQUILA CREDENCIA EDUCAÇÃO DE TIETÊ NO NÍVEL DE DESENVOLVIMENTO EXCELENTE E NA GESTÃO FISCAL, INFRAESTRUTURA E DESENVOLVIMENTO, NO NÍVEL DESENVOLVIDO



A plataforma IGMA (Índice de Gestão Municipal Aquila) foi criada com o objetivo de acompanhar a evolução dos municípios brasileiros, compilando resultados nas áreas da Eficiência Fiscal, Educação, Saúde, Infraestrutura e Desenvolvimento.

O IGMA de uma cidade representa a situação de como ela está, em termos de ciclo virtuoso de desenvolvimento humano, em comparação aos demais 5.568 municípios do Brasil tabulados.

A plataforma desenvolve uma escala de pontuação que varia de 0 a 100, conforme os valores referência IGMA: Os valores tabulados superior a 80: revela que os indicadores da cidade desempenham entre os melhores do país, classificando-a como “excelente”; entre 65 e 80: para o padrão brasileiro, em geral essas são cidades que possuem 1 ou 2 pilares críticos e os demais têm bom desempenho, denominadas como “desenvolvida”; entre 50 e 65: o município apresenta pilares com notas intermediárias ou estes possuem grandes variações entre si, apresentando pontuações muito boas e outras críticas, neste caso, sua classificação é “em desenvolvimento” e inferior a 50: municípios são qualificados como estando em “situação crítica”. Eles apresentam baixo desempenho na maioria dos pilares e, geralmente, possuem menos capacidade de investimento e de prestação de serviço, não conseguindo promover o desenvolvimento humano na localidade de forma sustentável.

Baseada no conceito de BIG DATA, o Índice é formado por 39 indicadores alimentados por fontes públicas, processados por meio de um algoritmo que fornece um índice consolidado por município. Os dados são atualizados automaticamente assim que uma nova informação é disponibilizada. 

Ao receber o diagnóstico do Índice de Gestão Municipal Aquila, levantado das cinco áreas consideradas relevantes para a administração pública, o Prefeito Vlamir Sandei afirmou que Tietê evoluirá muito mais nos próximos anos. Estamos entre as 356 cidades, dos 5.568 municípios brasileiros aferidos pelo Instituto Aquila, com pontuação entre 80 a 100, na Educação, caracterizado como desenvolvimento excelente, afirmou o Prefeito Vlamir Sandei. Na Gestão Fiscal, Infraestrutura e Desenvolvimento estamos na pontuação entre 65 a 80, colocando-nos na condição de cidade desenvolvida, destacou o Prefeito Vlamir Sandei.

O estudo também coloca a cidade de Tietê, na melhor condição da região, em pontuação, na área da saúde.