Tietê cidade limpa, organizada e progressista: ampliação do abastecimento público de água potável e do tratamento de esgoto doméstico, marca reconquistada de investimento do SAMAE



Tietê não deixou de sofrer, como a grande maioria dos municípios, por causa das estiagens dos últimos anos, mais severa, diante a diminuição dos índices de chuva e das reservas subterrâneas.

Acontece que, mesmo com as dificuldades financeiras assumidas desde 2017, o Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (SAMAE), contando sempre com reforço financeiro da Prefeitura e contínuas buscas por recursos federal e estadual, conseguiu reerguer-se e estruturar-se, seguindo as premissas de pagar as dívidas do passado, manter os compromissos financeiros em dia e trabalhar incisivamente para o aumento de produção e reservação de água potável, pela manutenção e modernização dos poços artesianos e na abertura de novos poços, que a mais de 20 anos havia deixado de fazer parte da história do SAMAE.

Novos reservatórios externos de água foram estrategicamente construídos, respeitando as regiões, conforme necessidade de consumo, que garantirá o abastecimento público de água por pelo menos uma década, contemplando o grande potencial de crescimento e desenvolvimento progressista que, atualmente, Tietê vivencia. Com recursos do Governo, 7 reservatórios estão construídos, alguns servindo a população e outros em tramites para receber o precioso líquido, que é fonte da vida.

Três novos poços artesianos foram perfurados e outro colocado em funcionamento, com recursos conquistados por convênio e de receita financeira própria da Prefeitura, para reforçar as ações do SAMAE, para vencer a crise hídrica, além de investimentos na substituição de bombas, limpeza de poços, implantação de novas instalações elétricas e instalação de filtros especiais que tratam a coloração da água em regiões do município.

A água potável de Tietê, com qualidade de água mineral, está chegando às residências de seus moradores, graças aos grandes esforços e a todo profissionalismo que cercou as questões do abastecimento público.

Outra ação importante, desbravada em conjunto SAMAE e Prefeitura, está realinhando as operações eficazes das Estações de Tratamento de Esgoto (ETE). A ETE Central, devido a parceria com a iniciativa privada está com sua capacidade de tratamento dobrada, com todos os procedimentos necessários em perfeito funcionamento, assim como, está funcionando as ETE’s dos bairros Povo Feliz, Bertola e Terra Nova.

O emissário de esgoto que margeia o Ribeirão da Serra também está em fase avançada, caminhando para a conclusão das chamadas travessias de esgoto, que servem para interligar o emissário do Ribeirão da Serra, que por questões técnicas de engenharia, em áreas acompanha a margem direita do ribeirão e em outras localidades a margem esquerda.

O Diretor Superintendente do SAMAE, engenheiro Reinaldo Martin Camargo, informou que nestes últimos 11 meses foram investidos, nos serviços de distribuição de água e tratamento de esgoto, R$ 3.600.000,00 (três milhões e seiscentos mil reais), sendo que desse montante, 36% foi contrapartida de empreendimentos imobiliários, sem custos ao município, 31% a través de repasse da Prefeitura Municipal, 25% com recursos do SAMAE e 8% do Governo do Estado.

O Prefeito Vlamir Sandei destacou que o desempenho do SAMAE é de extrema importância para assegurar a qualidade de vida de toda população, no abastecimento de água potável e na coleta e tratamento do esgoto doméstico, serviços sem os quais seriam um caos para qualquer cidadão. Nossa missão a frente do Poder Executivo Municipal é possibilitar que o SAMAE se fortaleça a cada ano, por isso, estamos, inclusive, pagando pelo consumo de água de todos os prédios públicos (escolas, unidades de saúde, ginásios de esportes, entre outros), que antes eram isentos de pagamento. Será mais uma fonte de recurso que a autarquia municipal SAMAE terá para manter-se em sólido crescimento, repercutindo na melhoria da prestação de serviços aos munícipes, finalizou o Prefeito Vlamir Sandei.