DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA FOI COMEMORADO COM GRANDE PÚBLICO DURANTE A FEIRA DO PRODUTOR RURAL NA FAIT



O Dia Nacional da Consciência Negra, comemorado no Brasil no dia 20 de novembro, graças a lei federal 10.639/2003, lembrando também a morte de Zumbi dos Palmares, em 20/11/1965, grande líder da resistência negra e da luta pela liberdade, autor da célebre frase: “Nascer negro é conseqüência, ser negro é consciência”, foi comemorado junto a população presente na edição 40, da Feira do Produtor Rural na FAIT, ontem 16/11.

A comemoração iniciou com o ritual da fogueira, batizando os novos instrumentos (tambu, quinjengue e matraca) adquiridos pela Prefeitura, que serão utilizados nas aulas de Batuque de Umbigada, ministradas na Oficina Cultural Maestro Orlando da Silveira. Na sequência, o toque dos instrumentos, com as músicas tradicionais e a dança de umbigada foram exibidas ao grande público presente, no palco do recinto da Feira do Produtor Rural.

Após a apresentação da Dança de Umbigada, o show ficou por conta de Diego Gigante, que também levantou o público presente.

O Prefeito Vlamir Sandei, durante o evento, destacou a data de 20 de novembro, dedicada de modo especial à reflexão sobre a importância da raça negra na sociedade brasileira e sobre a influência do povo africano na formação cultural do nosso país, e, em particular para o desenvolvimento e cultura de Tietê.

“Desde a colônia brasileira até os dias de hoje, as influências da raça negra são muitas, sobretudo nos aspectos religiosos, políticos, sociais e gastronômicos, além de suas tradições, crenças, danças, vocabulário, culinária, folclore e tantas outras coisas, incorporadas à nossa cultura, afirmou o Prefeito Vlamir Sandei.

As atividades culturais em homenagem ao dia nacional da Consciência Negra aconteceram em Tietê, antecedendo o dia 20, por conta da abertura da Copa do Mundo, marcada para o próximo domingo, 20/11.