VACINAÇÃO CONTRA MENINGITE C É AMPLIADA TEMPORARIAMENTE PARA ADOLESCENTES DE 15 A 19 ANOS AINDA NÃO VACINADOS



A Prefeitura de Tietê, por meio da Secretaria de Saúde e Medicina Preventiva ampliou a vacinação contra a Meningite C para os adolescentes de 15 a 19 anos que ainda não foram vacinados contra a doença, conforme orientação da Secretaria de Estado de Saúde (SES)

A vacina meningocócica C, contra meningite, já está disponível, em todas as unidades de saúde da cidade. Para se vacinar, o adolescente pode comparecer em uma das unidades nos horários de vacinação de rotina, sendo necessário apresentar um documento de identificação com foto e caderneta de vacinação. O imunizante será disponibilizado para os adolescentes de 15 a 19 anos, pelo Ministério da Saúde de forma temporária.

A meningite meningocócica (infecção das membranas que recobrem o cérebro) é causada pela bactéria Neisseria meningitidis (meningococo) e é mais grave quando atinge a corrente sanguínea, provocando infecção generalizada. Pessoas não vacinadas de qualquer idade são vulneráveis a doença.

Cabe ressaltar que a vacina meningite ACWY está disponível em todas as unidades de saúde para adolescentes de 11 a 12 anos. Para as crianças de 3, 5 e 12 meses está disponível a vacina contra meningite C.