INSTITUTO DE GESTÃO MUNICIPAL AQUILA APONTA TIETÊ COMO CIDADE DESENVOLVIDA RUMO À EXCELÊNCIA



O Índice de Gestão Municipal Aquila (IGMA), reúne informações públicas e oficiais sobre os 5.570 municípios brasileiros a partir de 39 indicadores que permitem a classificação de excelência.

O IGMA, ao agrupar em um único lugar informações públicas dos municípios brasileiros, possibilita o estabelecimento de referências sobre cidades que estão com melhores ou piores desempenhos em setores como a Educação; Governança, Eficiência Fiscal e Transparência; Infraestrutura e Mobilidade Urbana; Sustentabilidade; Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública; além de Saúde e bem-estar.

Por meio do Índice de Gestão Municipal Aquila é possível o cidadão comparar resultados de gestão que refletem em sua qualidade de vida, e, lançar luz sobre o mapa nacional que reflete que o Brasil ainda está longe de atingir a excelência, quando o assunto é a qualidade de vida nos municípios, o que difere positivamente a realidade de Tietê, comparada a grande parcela de cidades, neste quadro estatístico.

Para chegar aos índices de excelência dos municípios, o IGMA apurou no pós- pandemia, em 2022, que 90% dos municípios considerados “críticos” estão na região Norte e Nordeste do Brasil e têm menos de 50 mil habitantes. Parte dos municípios considerados “em desenvolvimento” encontram-se nas regiões central, sul e sudeste do país, também em cidades que possuem menos de 50 mil habitantes. As cidades consideradas “desenvolvidas”, são aquelas maiores de 100 mil habitantes, localizadas principalmente nas regiões sul e sudeste. As cidades consideradas “excelentes” atendem dois a três itens dos desempenhos descritos.

A Cidade de Tietê/SP está com o índice 71,69 (nota IGMA na escala da metodologia), que se encontra na posição geral, disputada com as grandes cidades e capitais, entre as 200 melhores classificadas das 5568 cidades do Brasil. No Estado de São Paulo Tietê, entre as cidades de até 50 mil habitantes, encontra-se entre as 30 melhores cidades do Estado.

A classificação IGMA da cidade de Tietê como “Cidade Desenvolvida” enquadrou-se nos desempenhos Governança, Eficiência Fiscal e Transparência; Educação e Sustentabilidade.

Como “Cidade Excelente”, Tietê enquadrou-se nos desempenhos Infraestrutura e Mobilidade Urbana; Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública.