VACINAÇÃO CONTRA MENINGITE C É AMPLIADA TEMPORARIAMENTE PARA PROFESSORES E AGENTES DE ORGANIZAÇÃO DE ENSINO



 A Prefeitura de Tietê, por meio da Secretaria de Saúde e Medicina Preventiva ampliou temporariamente a vacinação contra a Meningite C para professores e agentes de organização de ensino que estão em contato direto com os alunos em sala de aula.

 Conforme orientação da Secretaria de Estado de Saúde (SES) o imunizante está estendido, enquanto durarem os estoques, para as crianças até 10 anos, 11 meses e 29 dias de idade, adolescentes de 15 a 19 anos e trabalhadores de saúde, já o imunizante ACWY, temporariamente, até junho de 2023, para os adolescentes de 13 e 14 anos de idade que ainda não receberam a vacina.

 A vacina contra meningite, já está disponível, em todas as unidades de saúde da cidade. Para se vacinar, basta comparecer em uma das unidades nos horários de vacinação de rotina, sendo necessário apresentar um documento de identificação com foto e caderneta de vacinação.

 Cabe ressaltar que a vacina meningite ACWY está disponível em todas as unidades de saúde para adolescentes de 11 a 12 anos. Para as crianças de 3, 5 e 12 meses está disponível a vacina contra meningite C.

 DOENÇA: A meningite meningocócica (infecção das membranas que recobrem o cérebro) é causada pela bactéria Neisseria meningitidis (meningococo) e é mais grave quando atinge a corrente sanguínea, provocando infecção generalizada. Pessoas não vacinadas de qualquer idade são vulneráveis a doença.