DEZEMBRO VERMELHO E LARANJA: CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A AIDS E O CÂNCER DE PELE



O mês é conhecido pela campanha do Dezembro Vermelho, que visa conscientizar a população sobre a Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (AIDS) e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), e também como Dezembro Laranja, voltada à prevenção do câncer de pele.

O Dezembro Vermelho busca alertar sobre as formas de contágio, tratamento e prevenção da AIDS e outras ISTs. Sancionada em dezembro de 2017, a lei que instituiu a campanha estabelece uma série de atividades focadas em prevenção, assistência, proteção e promoção dos direitos humanos das pessoas que vivem com o vírus HIV. O mês foi escolhido em sintonia com o Dia Mundial contra a AIDS, celebrado globalmente em 1º de dezembro.

A AIDS, causada pelo vírus HIV, compromete o sistema imunológico, destruindo os glóbulos brancos. A transmissão pode ocorrer por meio de esperma, secreção vaginal, sangue ou leite materno. Os sintomas incluem fraqueza, náuseas, vômitos, febre, perda de apetite, emagrecimento rápido, candidíase persistente, suor noturno, diarreia, inchaço dos gânglios linfáticos e dores musculares. Para prevenir o vírus, é essencial utilizar camisinha, exigir material descartável em consultórios médicos e odontológicos, evitar compartilhamento de objetos cortantes e fazer o teste de HIV no pré-natal, especialmente para grávidas.

Enquanto isso, o Dezembro Laranja concentra-se na batalha contra o câncer de pele, responsável por um terço de todos os diagnósticos de câncer no Brasil. Com cerca de 176 mil novos casos registrados anualmente, a doença é provocada principalmente pela exposição excessiva aos raios ultravioletas. A prevenção inclui a adoção de hábitos saudáveis, e medidas de proteção contra a exposição solar desprotegida, como o uso de roupas adequadas, limitação da exposição ao sol em horários apropriados e aplicação de protetor solar - práticas fundamentais para manter uma pele saudável.

CÂNCER: a informação pode salvar vidas!

Ministério da Saúde: Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST)

Ministério da Saúde: Informações sobre HIV