UNIDOS CONTRA A DENGUE



A dengue faz parte de um grupo de doenças denominadas arboviroses, que se caracterizam por serem causadas por vírus transmitidos por vetores artrópodes. No Brasil, o vetor da dengue é a fêmea do mosquito Aedes Aegypti. 

Os vírus dengue estão classificados cientificamente na família Flaviviridae e no gênero Flavivirus. Até o momento são conhecidos quatro sorotipos – DENV-1, DENV-2, DENV-3 e DENV-4 –, que apresentam distintos materiais genéticos (genótipos) e linhagens.

A dengue é uma doença febril aguda, sistêmica, dinâmica, debilitante e autolimitada. A maioria dos doentes se recupera, porém, parte deles podem progredir para formas graves, inclusive virem a óbito. A quase totalidade dos óbitos por dengue é evitável e depende, na maioria das vezes, da qualidade da assistência prestada e organização da rede de serviços de saúde.

A Prefeitura Municipal de Tietê, através da Secretaria de Saúde e Medicina preventiva, está com a campanha #UNIDOSCONTRAADENGUE no ar, orientando e divulgando dicas de como evitar o criadouro do mosquito e sobre os sintomas mais comuns da dengue.

Vale lembrar dos cuidados básicos que todos nós cidadãos podemos adotar para evitar esse mal:

- Evitar objetos que possam acumular água parada e limpa, como pneus, descartáveis, pratos de plantas e quaisquer outros objetos que possuam locais de acúmulo de água;

- Realizar periodicamente a manutenção e troca de água (se necessário) de: piscinas, reservatórios e pote de bebedouro de animais domésticos;

- Realizar periodicamente a manutenção de calhas, canaletas e similares;

- Para o corpo, usar repelentes e no lar o uso de inseticidas. 

 

Em caso de quaisquer sintomas apresentados na imagem, procurar imediatamente a UBS mais próxima de sua residência.

Ressaltamos que Tietê possui o Centro de Vetores, que atende pelo número: (15)3282-5243, ou no endereço, Av. Carlos Camargo, 868, no Altos do Tietê.