Secretaria de Saúde e Medicina Preventiva apresenta balanço do 2º quadrimestre em audiência pública na Câmara



Reunião contou com a participação de titulares dos departamentos da Secretaria e questionamentos de vereadores e munícipes

Integrantes da Secretaria de Saúde e Medicina Preventiva de Tietê expuseram na última segunda-feira, dia 29 de setembro, as ações e serviços referentes ao 2º quadrimestre de 2025, em audiência pública realizada na Câmara Municipal, em cumprimento à Lei Complementar nº 141, de 13 de janeiro de 2012, que determina a apresentação quadrimestral da prestação de contas da saúde.

A reunião foi dirigida pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação, composta pelos vereadores Adriano Jacinto (Pode), como presidente, Marcos Canateli (PSD), vice-presidente, e Prof. Leandro Amicci (PL), secretário.

 

Estiveram presentes na audiência a Secretária de Saúde, Stella Brasil, e os diretores dos departamentos: Camila Furlani (Atenção Básica), Wesley Pavanelli (Atenção Especializada), Bruno, representando a Diretoria de Assistência Farmacêutica, Telma Bueno (Vigilância Epidemiológica), Raquel Coan (Vigilância Sanitária), Ana Claudia Bertanha (Centro Odontológico).

 

Durante a apresentação, os representantes da Secretaria trouxeram dados sobre a quantidade de consultas realizadas no município, passando por detalhes do atendimento especializado, resultados do controle e prevenção de doenças e epidemias, números de exames realizados e o controle financeiro da pasta. Após essa exposição, os servidores responderam questionamentos enviados pelos munícipes. A audiência completa está disponível nos canais oficiais da Câmara Municipal de Tietê, por meio do site, YouTube e Facebook.

 

A reunião e a organização de todos esses dados pela Secretaria foram bastante elogiadas pelos vereadores, os quais enxergam nesse controle de informações um meio fundamental para aplicar melhorias no serviço oferecido. “Nós temos visto que, historicamente, o que a Secretaria de Saúde e Medicina Preventiva vem fazendo é algo inovador, de suma importância, porque quando nós conseguimos medir, nós conseguimos planejar”, afirmou o vereador Adriano Jacinto.

 

Conforme o vereador Prof. Leandro Amicci, muitas vezes o SUS, assim como órgãos nacionais de outros setores, não dá o parâmetro necessário para aplicar melhorias nos municípios. Por esse motivo, a coleta e exposição de informações realizada pela Secretaria em Tietê tem sido imprescindível para aprimorar a qualidade do serviço oferecido à população. “Os dados são a base para a melhoria da qualidade, é o dado local que tem contribuído para a melhoria”, frisou o parlamentar.

 

Por fim, o presidente da Comissão parabenizou o trabalho executado pelos servidores. “Temos visto nas audiências um empenho de todos, estatisticamente melhorando e evoluindo. É notório que há uma evolução, que estão buscando estratégias, formas e mecanismos. Isso é muito importante para a população. Isso vai trazer muitos bons frutos no planejamento e na execução, por conta da preocupação e engajamento para fazer algo melhor”, completou Jacinto.