TIETÊ REGISTRA CRESCIMENTO DE 10% NA ABERTURA DE NEGÓCIOS NO SETOR DE COMÉRCIO DE MERCADORIAS



O município de Tietê (SP) registrou um crescimento de 10% no número de empresas do segmento de hipermercados, supermercados, minimercados e mercearias no período entre janeiro e setembro deste ano na comparação com o mesmo período do ano passado.

Os dados foram levantados pela plataforma Observatório Econômico da Prefeitura de Tietê e demonstram a relevância do setor para a cadeia produtiva local e para a geração de empregos do setor.

O levantamento ainda aponta para um bom índice de geração de empregos no setor nos últimos dois anos. 

Crescimento do número de empresas

De acordo com os dados da plataforma, até setembro de 2025 eram 22 empresas do setor de comércio de mercadorias, que engloba todos os tipos de mercados. No mesmo período do ano anterior eram 20, demonstrando um crescimento de 10% em um ano e outro.

Entre as empresas abertas neste ano, são destaque:

- Comércio Varejistas de Produtos Alimentícios, minimercados e mercearias – 13 empresas

- Comércio Varejista de hortifrutigranjeiros – 6 empresas

- Comércio atacadista de produtos alimentícios; Comércio atacadista de mercadorias em geral; Comércio atacadista de mercadorias em geral com predominância de produtos alimentícios – 1 empresa cada

Bairros e logradouros públicos

Por ser um tipo de segmento considerado essencial, o comércio de mercadorias se espalha por diversos bairros da cidade, tendo empresas representantes em todas as regiões do município.

O levantamento da plataforma Observatório Econômico da Prefeitura de Tietê destaca os bairros com maior número de negócios:

- Centro (4 empresas)

- Bandeirantes (3 empresas)

- Santa Cruz (2 empresas)

Outros diversos bairros da cidade registram um ou dois negócios, de acordo com a plataforma, demonstrando o perfil descentralizado do segmento.

Já entre os logradouros públicos, destaque para:

- Rua Santa Cruz; Rua São Pedro (2 empresas cada)

Natureza jurídica

A maior parte das empresas abertas no setor de comércio de mercadorias são Microempresas. Das 22 empresas, 19 são deste segmento, ou seja, mais de 86,3%. São ainda 2 empresas de pequeno porte.

Dos negócios do setor, 10 optaram pelo MEI (Microempreendedor Individual), cerca de 45,4%.

Empregos

Os dados de empregos no setor apontam para um bom crescimento desde o começo do ano passado. Até agosto de 2025, em um período de 20 meses, foram 131 novas vagas de trabalho abertas no comércio de mercados.

Isso demonstra um aquecimento no mercado de trabalho gerado no município a partir deste segmento da economia.

Avaliação governamental

Para o Secretário de Desenvolvimento Econômico de Tietê, Alex Fábio Panise Honorio, o setor de supermercados é um pilar da economia local.

“Este é um setor que não para. Todo mundo precisa de alimentar, precisa de higiene básica, então toda pessoa tem uma fatia do seu rendimento já reservada para compras nestes locais, o que ajuda no crescimento do segmento e no giro da economia através destes estabelecimentos”, analisou.

Observatório Econômico: Inteligência que gera resultados

O Observatório Econômico da Prefeitura de Tietê é uma plataforma de inteligência que transforma dados em oportunidades para empresários, investidores e gestores.

Com análises confiáveis e visão estratégica, a ferramenta permite acompanhar o desempenho dos setores, identificar tendências e antecipar cenários de mercado. Mais do que números, o Observatório entrega conhecimento aplicado ao crescimento das empresas e ao fortalecimento da economia local.

A Prefeitura de Tietê reafirma seu compromisso com o desenvolvimento da cidade e com a qualidade de vida de seus moradores.