Situado na Rua Vigário Paulino Aires, 193, no Centro, o Objetivo da Vigilância Sanitária e Epidemiológica é desenvolver um conjunto de medidas capazes de eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde, além de intervir nos problemas sanitários decorrentes do meio ambiente, incluindo o ambiente de trabalho, da produção e da circulação de bens e da prestação de serviços de interesse da saúde.
Vigilância Sanitária: Tem como missão principal a promoção, prevenção e proteção à saúde, garantindo a segurança sanitária de produtos e serviços e participando da construção de seu acesso. Atua fiscalizando e orientando estabelecimentos sujeitos à fiscalização sanitária de acordo com a legislação federal, estadual e municipal.
Vigilância Epidemiológica: segundo a Lei 8.080: é “Um conjunto de ações que proporciona o conhecimento, a detecção ou prevenção de qualquer mudança nos fatores determinantes e condicionantes de saúde individual ou coletiva, com a finalidade de recomendar e adotar as medidas de prevenção e controle das doenças ou agravos”.
Tem como Missão: “contribuir para a melhoria da qualidade de vida da população por meio do gerenciamento das ações de vigilância epidemiológica na prevenção e controle de doenças e agravos de saúde e de seus determinantes."
Desenvolve as Ações: Detecção de casos. Investigação epidemiológica. Coletar dados. Processar os dados coletados. Analisar e Processar os dados coletados. Recomendar a adoção de medidas de controle apropriadas. Promover ações de controle apropriadas. Avaliar a eficácia e a efetividade das medidas adotadas. Divulgar informações pertinentes.
Vigilância Sanitária email: visa@tiete.sp.gov.br Telefone: (15) 3282- 5239 Horário de atendimento: 07h às 11h e das 12 às 16h de 2ª à 6ª feira
Vigilância Epidemiológica: vetiete@ig.com.br Telefone: (15) 3285-2181, Horário de atendimento: 07h às 11h e das 12 às 16h de 2ª à 6ª feira
Centro de Controle de Vetores: Situado na Rua dos Expedicionários, nº261. Ações de controle do mosquito transmissor da Dengue – AEDES AEGYPTI com vistorias de rotina, mutirões, recolhimento de criadouros, controle químico, ações educativas, visando eliminar criadouros e mosquitos e conscientizar a população de acordo com os cuidados necessários para combater a doença.
Email: cvetores@tiete.sp.gov.br Telefone: (15) 3282-5243
Centro de Controle Zoonoses: Situada no Recinto de Exposições Luiz Uliana - FAIT,o Centro de Controle Zoonoses é uma unidade de saúde pública que tem como objetivo prevenir e controlar as zoonoses - doenças naturalmente transmissíveis entre os animais e os seres humanos - zoonoses, doenças transmitidas por vetores e os agravos produzidos por animais peçonhentos e controle de animais incômodos.
Dentre as zoonoses de importância para a Saúde Pública e incidentes em áreas urbanas, destacam-se a raiva, leptospirose, tuberculose, brucelose, toxoplasmose, entre outros.
As doenças transmitidas por vetores dependem de um animal invertebrado que transfere de forma ativa um agente etiológico (bactéria, vírus, protozoário) de um animal, inclusive o ser humano para outro. As principais doenças transmitidas por vetores são a dengue, febre amarela, malária, leishmaniose, doença de chagas e doenças transmitidas por carrapatos.
Atividades do CCZ:
- Controle da Raiva
- Controle populacional de cães e gatos
- Campanha de vacinação anti-rábica de cães e gatos
- Controle de animais agressores
- Pesquisa de vírus rábico (exames laboratoriais)
- Atendimento zoo-sanitário com avaliação da situação e orientação quanto às medidas de prevenção à instalação e proliferação de pombos, caramujos, carrapatos, escorpiões, cobras, aranhas e morcegos.
Email: zoonoses@tiete.sp.gov.br Telefone: (15) 3282-1480, Horário de atendimento: 07h às 13h de 2ª á 6ª feira